segunda-feira, 11 de junho de 2007

Brutal

Foi espectacular este 1º concerto de Jack e Meg White em Portugal.

Os orgamos sentem-se, não há palavras para os descrever por isso vou por aqui o que alguma imprensa disse deste magnifico concerto:

"A estreia dos The White Stripes em Portugal era, indiscutivelmente, um dos grandes destaques da noite de ontem do Alive!. De todo o festival, por arrasto. O concerto dos manos White foi nitidamente para fãs e com um alinhamento que teve em conta ser esta a estreia da banda em Portugal. Com efeito, ouviram-se temas de todos os registos da banda, tendo sido abrangidos temas mais antigos como «Jolene» mas também, em primeira-mão, algumas novidades a incluir em «Icky Thump», a novidade que verá a luz do dia nas próximas semanas. Uma das coisas mais louváveis num espectáculo dos The White Stripes é a forma como dois músicos somente conseguem preencher tanto um palco, não só em riqueza técnica e musicalmente dirigida mas também, ponto-chave, em toda uma presença declaradamente forte e vincada. Meg, discreta na bateria, foi perfeito complemento para o pequeno-grande génio Jack, demoníaco nas guitarras e teclas, catalizador de audiências por natureza. Para o final ficou «Seven Nation Army», a prova viva de que ainda é possível, em pleno séc.XXI, fazer riffs tão memoráveis quanto frescos e intemporais. Excelente concerto. " Disco Digital


"Do novo álbum, «I’m Slowly Turning Into You» pôs o povo a gritar palavras de ordem e o tema-título «Icky Thump» mostrou ter garras para agarrar as ancas dos presentes. Como seria de esperar, porém, as melhores reacções foram para os temas já conhecidos: «We’re Going To Be Friends», «Ball and Biscuit» e, já no óptimo encore, «Blue Orchid» e «My Doorbell», a certa altura construída apenas por bateria, pandeireta e palmas. O adeus só podia chegar com uma versão generosa de «Seven Nation Army», o êxito que o público não se cansou de ir trauteando no volume máximo, como lembrete para a banda. «My sister thanks you and I thank you», despediu-se Jack White por fim, fazendo uma vénia e elevando o fascínio e o mistério em redor do seu projecto a novos máximos históricos." Blitz

"Memorável mas apressado. Foi assim o primeiro concerto dos White Stripes em Portugal. 'Dead Leaves and the Dirty Ground' e um sonoro «Hello Portugal» deram início ao festim que prosseguiu em headbang frenético ao ritmo de 'Black Math'. A assistência fez o trabalho de casa e a novíssima 'Icky Thump' estava na ponta da língua. «I'm Jack White and this is my big sister Meg». A multidão estava farta de saber, mas apreciou o cumprimento.
Uma hora depois já tinham voado, entre outras, 'John the Revelator', 'Hotel Yorba' (em versão eléctrica), 'Fell in Love With a Girl' (encantadora como só ela, Meg na pandeireta), 'We're Going to be Friends' e 'Ball and Biscuit' (com pozinhos de orgão), para não falar das deliciosas versões de 'Jolene' (Dolly Parton) e 'Death Letter' (Son House).
Soube a pouco, mas ainda houve encore, com 'Blue Orchid' a abrir. 'My Doorbell', 'I Just Don't Know What To Do With Myself' (em coro) e claro, a pedido de muitas famílias, 'Seven Nation Army', para encerrar em beleza. Ficaram a faltar muitas outras, como 'Astro', 'Let's Build a Home', 'I Think I Smell a Rat, 'The Hardest Button to Button' ou 'The Denial Twist', mas não se podia pedir mais.
«My sister thanks you and I thank you», disse Jack de abandonar de vez o palco. Deixa-te de coisas, pá. A gente é que agradece. " Sol




Os Smashing Pumpkins cumpriram com aquilo que esperava deles (já tinha ouvido um concerto de Paris em Maio). Outro bom concerto para acabar a noite em beleza. Com a chuva a ajudar à festa... Mas a noite já estava ganha com os Stripes.




4 comentários:

miss cadoixo disse...

foi lindo
eu estive lá e digo..sabia que eram bons..mas assim tao bons n sabia....
uau....quase rebentava com aquilo....Jack esta no top dos tops dos melhores guitarristas do mundo....a magnanimidade da Meg eh estonteante.....
O jack ali a rodopiar....
pa lindoooooooo
e ate a apresentaxao do palco...todo vermelho....

João Bizarro disse...

Foi realmente muito bom.

Pedro disse...

Um amigo meu foi ver e diz q o gajo é um One man Show...gostou muito.

Mas o q parece q arrasou foi Beastie Boys...anda tudo maluco com o concerto dos gajos

João Bizarro disse...

Fui lá pra ver os W. Stripes e dei o dinheiro por bem empregue.
Gostava de os ver só a eles num Coliseu ou num Pavilhão Atlantico.

Beastie Boys não são bem a minha onda. Mas também nos festivais já vi grandes concertos de bandas que não eram a minha onda.
Por isso acredito que tenha sido bom.