quinta-feira, 2 de novembro de 2006

The Black Dahlia




Quando soube que o livro "Black Dahlia", de James Ellroy ia ser adaptado ao cinema por Brian de Palma fiquei feliz e expectante pois pensei que tanto a obra como o realizador dessem as garantias de se tratar de um grande filme.
O facto de a adaptação ao cinema de outra obra de Ellroy ter resultado num clássico (estou a falar de L.A. Confidential) também ajudou a criar essa expectativa.

Em plena L.A., dos anos 40, Bucky Bleicheirt (Josh Hartnet) e Lee Blanchard (Aaron Eckart) são as novas estrelas do departamento de policia da cidade dos anjos, e são a imagem da nova campanha para promover o departamento com o objectivo deste receber um orçamento chorudo.
Tudo corre bem de principio para ambos até ao dia em que aparece o corpo de uma mulher horrivelmente mutilado, naquele que viria a ser chamado "o caso Dalia Negra" (facto real).

A verdade é que o filme de De Palma desilude. O excelente realizador que já nos presenteou com grandes obras da 7ª arte (Carrie, Scarface, Os Intocáveis, entre outros) foge um bocado ao enredo do livro para para enveredar por uma vertente mais clássica numa verdadeira homenagem ao filme noir hollywoodesco dos anos 40 e 50.
Não que isso tenha alguma coisa de mal mas o filme perde um pouco ao não ser explorado o desenvolvimento narrativo de algumas personagens.

Em compensação temos a habitual excelente realização de Brian de Palma com sequências que só ele sabe, como o combate de boxe inicial, ou a cena do tiroteio na rua ou ainda a cena das escadas a fazer lembrar "Os Intocáveis".

Outro dos momentos altos do filme são os screentests de Elizabeth Short (a Dália Negra) que vamos vendo ao longo do filme, orientados pela voz do próprio De Palma.

É um filme a ir ver embora não se leve muitas expectativas de encontrar um novo LA Confidential nem um grande filme de Brian de Palma.

Sem comentários: