terça-feira, 27 de junho de 2006

Banda desenhada - MURENA

TOMO 1: Agripinia, depois de ter conseguido casar com o Imperador Cláudio, procura formas de o eliminar. Ela tem um fillho, Néron, de um outro casamento, que Cláudio adoptou ao casar com Agripinia; contudo, Cláudio aproxima-se do seu verdadeiro filho, Britannicus, e decide que este último será o seu sucessor, decisão que Agripinia não pode aceitar, pois pretende que a coroa de louros vá para Néron.Cláudio tem também uma amante, Lolia Paulina, por quem já está apaixonado há bastantes anos e coloca mesmo a possibilidade de repudiar Agripinia e casar com Lolia, a mãe de Murena. Informada dos projectos do imperador pela acção de Pallas, seu espião, Agripinia está decidida a reverter a situação em seu favor e está disposta a tudo para que o seu filho aceda ao trono…Estamos em plena Roma Antiga. O Imperador Cláudio assiste aos combates dos gladiadores desde o amanhecer. O calor torna-se insuportável e, apesar disso, os oponentes lutam no meio da arena com a única esperança de sobreviver. E, na sombra, tecem-se as intrigas.

TOMO 2: Estamos em Roma, a capital do Império. Quando Agripina soube que o Imperador Cláudio a iria repudiar para casar com Lolia Paulina, mãe de Murena, ficou consumida por ciúmes e envenenou o Imperador. Com 17 anos, Nero, filho de Agripina, sobe ao trono do Império Romano. Britannicus, filho de Cláudio, foi afastado do poder, mas Pallas, que se quer vingar do jovem Imperador Nero por este lhe ter “roubado” Acté, a sua escrava preferida, vai entregar um documento a Britannicus que pode mudar o rumo dos acontecimentos. Enquanto isso, Murena procura os assassinos da sua mãe. Uma intriga em que os jogos de poder ditam a lei… até às últimas consequências!

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas ainda não leste o primeiro tomo...

Rui disse...

Sem ter lido esta BD: para quem se interessa sobre este período específico do império romano, nada como 'Eu, Cláudio' e a sequela, 'Cláudio o Deus', centrados à volta das intrigas palacianas e da gestão imperial propriamente dita. Quer os livros quer a série da BBC valem a pena. E, na vertente militar uma série de livros que surgiu há algum tempo, de Simon Scarrow, com 'Under the Eagle', 'When the Eagle Hunts', etc. A série está centrada na conquista da Britannia por Cláudio e retrata a vida legionária do modo mais fidedigno (e visceral..) à realidade da época que já vi.

João Bizarro disse...

Caro Rui, desses só conheço a série "Eu, Claudio". Penso que até já existe em DVD.
É um periodo fantástico.