quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Por falar em madrugada...

Antes do Anoitecer
Título original: Before Sunset
Realização: Richard Linklater
Intérpretes: Ethan Hawke, Julie Delpy
Há nove anos atrás, dois jovens com vinte e poucos anos encontram-se num comboio, passaram uma noite juntos a passear e conversar pelas ruas de Viena, antes de se separarem ao amanhecer. Quando Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram, a 15 de Junho de 1994, a sua ligação foi imediata e profunda. Ele era um americano com um passe Eurorail, ela uma estudante francesa de regresso a Paris. Após passarem algum tempo a conhecer-se, Jesse ganhou coragem e pediu a Celine para sair com ele na próxima estação e passarem o dia em Viena, já que o seu avião apenas partia no dia seguinte. Ela aceita e nas 14 horas que se seguiram o par descobriu a cidade, divertiu-se e partilhou histórias dos seus passados e das suas esperanças em relação ao seu futuro. Ao falarem de tudo pela noite dentro, tornam-se de tal forma próximos que, quando o seu encontro chegou ao fim, numa plataforma de comboio, prometeram voltar a encontrar-se 6 meses mais tarde, na mesma cidade. Nove anos se passaram desde essa manhã. Jesse escreveu um livro sobre essa romântica noite há muito distante, ficionalizando as suas memórias num best-seller. Na livraria Shakespeare & Co., última paragem numa digressão para promover o livro em Paris, Jesse reencontra Celine. Ele vai regressar a Nova Iorque nessa noite e decidem aproveitar ao máximo as poucas horas que podem estar juntos. Numa jornada estimulante e reveladora pelas ruas de Paris, em que falam sobre a globalização e as relações entre pessoas, as memórias e os arrependimentos, Jesse e Celine exploram as profundezas dos seus sentimentos e redescobrem esse raro amor pelo inesperado, o expontâneo e um pelo outro. Eles precisam de saber: o que aconteceu no seu primeiro encontro foi real ou, com a passagem do tempo, apenas idealizado? O que essa noite significou para cada um deles? Que marca deixou o encontro falhado de 16 de Dezembro? O que se passou ao longo dos últimos nove anos? Têm pouco mais de uma hora para o descobrir. Para recuperar o tempo perdido. Para revelarem-se. Para perceber o que podia ter sido. E ver o que acontece.

«Antes do Amanhecer» (1995), realizado por Richard Linklater e protagonizado por Ethan Hawke e Julie Delpy, foi um filme apreciado pela crítica, mas pouco visto aquando da sua estreia, em Portugal e a nível internacional. Porém, a promessa da juventude, em que duas pessoas estranhas podem deixar um comboio, conhecer uma cidade e esperimentar o inesperado numa noite a falar de tudo até perceberem que, afinal, descobriam a sua alma gémea, tem vindo a ser descoberta pelos espectadores desde então. Um filme descrito pelo seu realizador como "um romance para realistas" deixou, afinal, muitos dos que o viram a fazer uma pergunta: será que eles se reencontraram seis meses mais tarde?

«Antes do Anoitecer» volta a reunir a mesma equipa, num argumento escrito pelos três, que responde a essa pergunta. Se a resposta não será agora um segredo, o resto é para ser descoberto ao sabor da conversa, como há nove anos atrás...

As personagens de Jesse e Celine reuniram-se por momentos em forma de cartoon para o inovador filme de animação «Waking Life» (2001), também de Linklater, no qual se divertem a discutir metafísica na cama.

NOTA: 8/10

Sem comentários: