segunda-feira, 19 de setembro de 2005

A Queda - Der Untergang

20 de Abril de 1945. Hitler (Bruno Ganz) refugia-se num bunker situado sob a Chancelaria. Na superfície, os constantes bombardeamentos da artilharia russa anunciam a chegada do inimigo. A capital alemã encontra-se reduzida a escombros e os combates de rua iniciam-se. Apesar do esforço dos poucos soldados, ajudados pelas milícias populares (Volkssturm) e por crianças da Juventude Hitleriana, a derrota é inevitável.

No interior do bunker, Hitler faz os seus últimos preparativos. Com ele encontram-se, entre outros, Eva Braun (Juliane Köhler), a sua companheira, Josef Goebbels (Ulrich Matthes), Ministro da Propaganda, e a mulher deste, Magda (Corinna Harfouch).

Baseado nas memórias da secretária de Hitler, Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), e no best-seller do historiador Joachim Fest ("Inside Hitler`s Bunker: The Last Days of the Third Reich"), «A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich» reconstrói os últimos 12 dias do ditador. Realizado por Oliver Hirschbiegel («A Experiência») e com o argumento e produção de Bernd Eichinger (o mesmo produtor de «O Nome da Rosa» e «A Casa dos Espíritos», este filme bateu recordes de bilheteira na Alemanha e tem vindo a somar bons resultados por todo o mundo. Foi nomeado pela Academia para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

NOTA : 9/10


Sem comentários: