segunda-feira, 25 de julho de 2005

O AVIADOR


Título original: The Aviator
Realização: Martin Scorsese
Intérpretes: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, John C. Reilly, Kate Beckinsale, Adam Scott, Alec Baldwin, Ian Holm, Alan Alda

A épica história de Howard Hughes, visionário da aviação, figura mítica da América dos seus dias, envolto numa aura de agitação, encanto, sedução e mistério, cuja vida é agora levada ao cinema de forma inesquecível por aquele que é um dos maiores realizadores norte-americanos de sempre: Martin Scorsese. O filme retrata a sua vida desde os finais dos anos 20 até aos anos 40, uma época em que Hughes era produtor e realizador em Hollywood, desenhava e criava aviões e relacionava-se com algumas das mais belas e elegantes mulheres da sua época, entre as quais duas lendas de Hollywood, a elegante Katharine Hepburn (Cate Blanchett), e a sensual e luminosa Ava Gardner (Kate Beckinsale). Mas Hughes também tinha as suas próprias incapacidades e fobias, e as suas crescentes extravagâncias e obsessivo comportamento vão levá-lo ao seu próprio isolamento.

Mais uma grande relaização de Scorsese, com De Caprio e Cate Blanchett em grande.
O filme seria nomeado para 11 Oscars, tendo ganho 5 (4 em categorias técnicas e Cate Blanchett como actriz secundária).

CLASSIFICAÇÃO: 8/10

2 comentários:

zorg disse...

Ainda não vi. Nem este nem o gangs de Nova Iorque. Mas tenho de corrigir essa falha rapidamente, até porque o Scorcese é dos meus realizadores favoritos no universo do cinema americano.

João Bizarro disse...

Gostei deste e também do gangs.
Mas não são dos melhores dele.