sexta-feira, 8 de julho de 2005

Cega Paixão, de Nicholas Ray

Neste clássico intimista de Nicholas Ray, aquilo que começa por ser um "film noir" transforma-se numa história de amor entre uma mulher cega e um polícia que parece nao querer ver

No cinema de Nicholas Ray, o herói é alguém que nao gostava de o ser, ou melhor, que costuma andar a deriva, dividido entre obsessoes e fantasmas. A figura do "perdedor" é, em "Cega Paixao/On Dangerous Ground" (1952), assumida pelo polícia Jim Wilson (Robert Ryan), um homem solitário que se vai tornando cada vez mais agressivo com o ambiente urbano envolvente.

A sua imagem, de chapéu e gabardina, lembra as mais famosas composiçoes de Humphrey Bogart no cinema, mas este agente Wilson tem mais olheiras do que charme e nao sente orgulho no modo de vida marginal que é obrigado a seguir (embora trabalhe ao lado da lei). O dever de polícia tornou- o numa pessoa desencantada, um inadaptado que se encontra perdido entre o fumo dos bares e as luzes das ruas movimentadas. Embora se sinta deprimido com a violencia exigida no exercício da profissao, continua a ser o melhor agente da sua esquadra e nao consegue libertar-se de uma rotina viciante (e viciada).
NOTA: 7/10

Sem comentários: