quinta-feira, 23 de junho de 2005

CAHIERS DU CINÉMA


A revista francesa "CAHIERS DU CINÉMA" reabriu o seu site - www.cahiersducinema.com -, agora completamente remodelado, incluindo também versões em inglês e espanhol. Para além das actualidades e dos conteúdos mais recentes da revista, passou a existir uma importante secção de arquivo.

É, sem dúvida, uma pequena revolução prática e informática. Que é como quem diz: a mais lendária revista de cinema do mundo, cujo primeiro número saíu em Abril de 1951 (capa aqui reproduzida), converteu-se à Internet, oferecendo-nos um site em que o presente e as memórias se cruzam de forma feliz e estimulante.

Por um lado, o site oferece conteúdos vários das edições mais recentes dos "Cahiers du Cinéma", a par de informações sobre as suas actividades (sessões, debates, etc.) e também as respectivas edições (livros e DVDs). Por outro lado, há toda uma secção de arquivo que promete crescer, até disponibilizar on-line as 70 000 páginas de toda a colecção da revista é para já, estão disponíveis as matérias dos nºs 1, 100 (Outubro 1959), 200 (Maio 1968), 300 (Maio 1979 - redactor convidado: Jean-Luc Godard), 400 (Outubro 1987) e 500 (Março 1996 - redactor convidado: Martin Scorsese).

A prazo, portanto, será possível ler ou reler na Net alguns textos fundamentais na evolução crítica e teórica do cinema no último meio século. Será possível, em particular, reavaliar o contexto particular da Nova Vaga francesa (durante, pré e pós), através dos textos decisivos de André Bazin (1918-1958), ou ainda das intervenções dos respectivos cineastas (Eric Rohmer, Jean-Luc Godard, François Truffaut, Jacques Rivette, Claude Chabrol, etc.).

Fonte: Cinema 2000

Sem comentários: