quarta-feira, 20 de abril de 2005

Ainda sobre Goodfellas

Henry Hill, o antigo mafioso que denunciou os antigos colegas e que agora trabalhava como cozinheiro no Nebraska, foi detido este domingo após ameaçar o responsável de um bar de hotel.

Hill foi detido e acusado por agressão em 3.º grau, invasão de propriedade em 2.º grau e perturbação da paz. De acordo com a polícia de North Platte, Hill estava proibido de entrar no bar, mas apareceu pouco depois do meio-dia deste domingo, 3 de Abril. O estabelecimento é gerido por Dale Norblad, antigo marido da actual esposa de Henry Hill.

Depois das acusações, a fiança de Henry Hill ficou definida em simultâneo com outros casos pendentes em Lincoln County. Com efeito, a 24 de Março, Hill foi detido por danificar um carro, ao riscá-lo com uma chave; a 20 de Março cortou todos os pneus desse carro. Em ambos os casos, a vítima fora Norblad, com quem tem tido várias disputas nos últimos tempos.

Actualmente com 61 anos, Hill entrou no Programa de Protecção a Testemunhas e tornou-se informador do FBI. Com base nos seus conhecimentos da família criminosa Lucchese de Nova Iorque, estima-se que pelo menos 50 pessoas tenham sido detidas. As suas esperiências como gangster ficaram registadas no livro "Wiseguy", escrito por Nicholas Pileggi, que inspirou o filme «Goodfellas - Tudo Bons Rapazes», realizado em 1990 por Martin Scorsese, nomeado para vários Óscares e em que o mafioso foi interpretado por Ray Liotta. Também o filme «My Blue Heaven» (1990), de Herbert Ross, com Steve Martin, se inspirou na sua vida, embora a argumentista Nora Ephron (esposa de Pileggi) tenha optado pela comédia.

A primeira esposa de Henry Hill, interpretada no filme de Scorsese por Lorraine Bracco, divorciou-se e ficou com a custódia dos filhos. Estes, Gina e Gregg Hill, publicaram em Outubro de 2004 um livro, "On the Run: A Mafia Childhood", em que pegam nos acontecimentos precisamente após o fim do filme, e traçam o retrato de uma infância já de si difícil pela constante mudança de localização, mas ainda mais dificultada pelo facto do antigo mafioso voltar a entrar em esquemas criminosos, expondo a sua família à ameaça de assassinato pelos seus antigos companheiros.

Eventualmente, Henry Hill abandonou o programa e mudou-se para North Platte, no Estado do Nebraska. A sua visibilidade aumentou no início desta década, ao tornar-se um cozinheiro de grande reputação e ter publicado a sua autobiografia, além do livro "The Wiseguy Cookbook" (2002), sendo convidado frequentemente para programas de televisão e rádio, além de manter um site oficial na Internet . Porém, nunca deixou de arranjar problemas, tendo passado dois dias na prisão por estar bêbado e gritar aos carros que passavam ao pé de um parque de estacionamento em 2003. Já em Janeiro deste ano, foi acusado pela posse de estupefacientes encontrados na sua bagagem no aeroporto em Agosto de 2004, cuja pena, se condenado, pode ir aos 10 anos de prisão.

As notícias dos seus problemas dividiram a comunidade de North Platte, onde o jornal semanal "The North Platte Bulletin", vai actualizando a saga. Foi inclusivé desenvolvido um logotipo, chamado "The Henry Hill Watch", para os leitores que não queiram ler notícias relacionadas com o antigo mafioso, que com esta chamada de atenção podem evitá-las.

FONTE: Cinema 2002

Sem comentários: