quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Leituras

Acabei, na Segunda-Feira passada de ler O Código Da Vinci, de Dan Brown.
Confesso que gostei muito.
Agora comecei a ler :

Regra de Quatro, A
Caldwell, Ian/ Thomason, Dustin
Conta a história de quatro finalistas da Universidade de Princeton que descobrem alguns dos segredos que poderão ajudar a desvendar o Hypnerotomachia Poliphili, um texto do século XV escrito em várias línguas por um padre romano no ano de 1499. Os estudantes vão compreendendo a mensagem codificada em labirintos linguísticos e matemáticos que estão por detrás de dissertações sobre arte, zoologia, erotismo e fé, capazes de descodificar segredos de obras da época Renascentista. No entanto, ao aperceberem-se da magnitude da descoberta que estão prestes a fazer e que poderá tornar-se no maior achado histórico de sempre, descobrem também que há mais quem conheça o valor do tesouro em questão e que esteja disposto a matar pela sua posse.

1 comentário:

Ruvasa disse...

Viva, João!

Li também o "Código da Vinci" aqui há uns dois meses ou três.

Tal como o João, gostei realmente. Entendo tratar-se de um enredo de excepcional qualidade, bem pesquisado e engendrado.

O curioso é que, tendo o autor tratado o caso como um romance dito policial, se bem que com mais profundidade, a celeuma se tenha instalado da forma que se viu.

Que há muitas coisas na Igreja Católica que não se encontram bem explicadas e há muitos bancos de nevoeiro a impedir a completa visão do Caminho, já todos sabíamos. Agora, o que talvez não suspeitássemos - ou talvez sim - é que um livro destes causasse tanta mossa que obrigasser a tanta gente vir rebelar-se contra ele.

Até porque - salvo se a minha leitura foi mais desatenta do que eu suponho - Dan Brown não atacou ninguém nem qualquer confissão e talvez tenha até, isso sim, contribuído para que algumas coisas se tornem menos consgtragedoras para quem tenha maiores dificuldades em aceitar tudo o que se lhe diz que deve receber como dogma.

Até porque dogma é outra coisa bem diversa, que eu, por exemplo, aceito sem tergiversar porque sou crente. Dan Brown não Q"feriu" qualquer dogma, pelo menos que eu me tenha apercebido.

cumprimentos

NB.- Já agora, que me diz sobre "A Regra dos 4". Vale mesmo a pena?

Ruben Valle Santos