sábado, 20 de novembro de 2004

Sugestão da Semana (DVD)

Cega paixão (On Dangerous Ground), de Nicholas Ray, com Ida Lupino, Robert Ryan.

Cega Paixao/On Dangerous Ground" (1952) começa por ser um filme sobre as rotinas instáveis de um solitário agente policial. Mas aquilo que parece seguir a estrutura de uma obra de mistério transforma-se num drama romântico entre uma mulher cega e um homem que nao quer ver. Este é um dos trabalhos menos conhecidos de Nicholas Ray, embora seja um dos melhores testemunhos do estilo delicado e sóbrio do realizador de "Fúria de Viver" e "Johnny Guitar".

"Nao te preocupas com os outros, pois nao?" A pergunta retórica, feita por um dos seus colegas da esquadra, persegue a mente de Jim Wilson (Robert Ryan) e atormenta-o nos momentos em que se sente só. A profissao desfez-lhe as convicçoes, mas o agente nao a consegue largar por um minuto.
Numa prateleira do seu desconfortável apartamento figura uma taça para "o atleta mais versátil", mas as habilidades desportivas há muito que foram substituídas pela melancolia e pela violencia excessiva que inflige nos criminosos que ajuda a capturar. Wilson é um "outsider" e, por estar cada vez mais desfasado da realidade urbana, é obrigado pelo seu chefe a deslocar-se as montanhas geladas de Westham para investigar o assassinato de uma jovem, atacada a caminho da escola.
A noite da cidade dá lugar ao dia luminoso e frio do campo. É neste ponto que a história de "Cega Paixao" sofre uma reviravolta. Ao perseguir o principal suspeito do crime, Wilson conhece Mary Malden (Ida Lupino), uma cega que o acolhe em sua casa com uma inesperada simpatia. O polícia sabe que Malden esconde o criminoso, mas respeita as suas atitudes e escuta com atençao as teorias de que,"por vezes, os mais acompanhados sao também os mais solitários".
Depois de solucionar caso de homicídio, Wilson tem uma missao ainda maior: resolver as suas fraquezas e descobrir que o amor se pode manifestar das maneiras mais estranhas. Na tarefa de explorar as missoes arriscadas do protagonista, a banda sonora de Bernard Herrmann dá uma preciosa ajuda. As melodias sufocantes nao estao muito distantes das que Herrmann acabaria por compor, sete anos depois, para o clássico "Intriga Internacional", de Alfred Hitchcock.
Neste "film noir" marcado por uma bifurcaçao narrativa, Nicholas Ray nao desdenha nenhum dos lados, que se conjugam para recuperar o protagonista da lassidao. Robert Ryan e Ida Lupino estao sublimes em dois retratos aparentemente opostos, transfigurando-se em funçao de um destino que parece chamar por eles. A sua volta estao as sombras e as memórias, que a câmara de Ray capta com minúcia.
"Cega Paixao" é um novelo psicológico que se desenrola em funçao de um perdedor, aspecto muito recorrente na obra do realizador de "Fúria de Viver" - a exemplo do papel de James Dean neste mesmo filme.

Texto: Público.pt

Sem comentários: