sexta-feira, 12 de novembro de 2004

BD - Blake & Mortimer no jornal Record

A partir de 7 de Novembro e sempre aos domingos, o jornal desportivo Record lança 10 livros da BD imortalizada por Edgar P. Jacobs: BLAKE & MORTIMER. PVP: 4,00 euros + jornal
SÉRIE BLAKE E MORTIMER
Os protagonistas da série Blake et Mortimer (Blake e Mortimer) foram criados por Edgar P. Jacobs, tendo surgido na revista bega Tintin no seu número inaugural, em 26 de Setembro de 1946. Ambos foram “decalcados” de Lord Calder e Professor Marduk, respectivamente, personagens surgidas em O Raio «U», que constituiu a primeira história completa em BD concebida por Jacobs. O Professor Mortimer é um prestigiado físico escocês, amante de Arqueologia e “detective amador”. Por seu turno, o Capitão Fancis Blake, da Royal Air Force, encontra-se ligado aos serviços secretos britânicos, nomeadamente o MI5.

Os 3 primeiros titulos e datas de lançamento nas bancas:
01 - O Segredo do Espadão - parte 1 07-11-2004
02 - O Segredo do Espadão - parte 2 14-11-2004
03 - O Segredo do Espadão - parte 3 21-11-2004
Tendo bem presente o bárbaro conflito terminado um ano antes (II Guerra Mundial), o primeiro episódio, Le Secret de l’Espadon (O Segredo do Espadão), narra a tentativa de domínio do Mundo por parte de um tirano oriental e as estratégias para combater o seu poder autocrático, com a resistência a estar dependente de um projecto ultra-secreto do Professor Mortimer, o Espadão, com o imprescindível auxílio do seu amigo Capitão Fancis Blake. Esta história marca também a estreia de Olrik, o malvado lugar tenente ocidental que se encontra ao serviço dos asiáticos. A história foi reunida em dois álbuns, editados pela Lombard em 1950 e 1953 e, posteriormente, foi apresentada em três volumes. Deste modo, iniciou-se a prática da editora, proprietária da revista Tintin, reunir em álbum as histórias mais populares, prática que se generalizou e popularizou.

Sem comentários: