terça-feira, 10 de agosto de 2004

The Village - M. Night Shyamalan

«A Vila» é novo êxito de M. Night Shyamalan

«The Village», realizado por M. Night Shyamalan com a participação de Joaquin Phoenix, Adrien Brody, William Hurt e Sigourney Weaver, entre outros, colocou-se o fim-de-semana passado em primeiro lugar na preferência dos espectadores norte-americanos. Também com bom resultados estreou «The Manchurian Candidate», de Jonathan Demme, com Denzel Washington, Liev Schreiber e Meryl Streep.


Depois de «O Sexto Sentido», «O Protegido» e «Sinais», M. Night Shyamalan prossegue a sua jornada pelos pontos mais escondidos da alma humana com «A Vila». O público norte-americano, mais do que a crítica especializada, gostou e colocou o filme em primeiro lugar do box-office.

Com quase 51 milhões de dólares no fim-de-semana entre 30 de Julho e 1 de Agosto, «A Vila» (estreia em Portugal a 23 de Setembro) fez bom uso do facto de estar em exibição em 3730 salas de cinema, sendo um êxito muito precioso para os estúdios da Disney, depois do fracasso da maior parte dos seus grandes lançamentos em 2004, como «The Alamo», «A Volta ao Mundo em 80 Dias» (estreia a 9 de Setembro) e «Rei Artur» (estreia a 12 de Agosto).

Muito distante ficaram duas outras estreias nas salas norte-americanas. O thriller político «The Manchurian Candidate», remake do clássico "sagrado" «O Enviado da Manchúria» (1962), de John Frankenheimer e protagonizado por Frank Sinatra, Laurence Harvey e Angela Lansbury, estreou com 20,2 milhões de dólares e um 3.º lugar no box office. A comédia inter-racial «Harold and Kumar Go to White Castle» entrou para a 7.ª posição, com 5,15 milhões.

A nova história de M. Night Shyamalan anda à volta da estranha convivência entre os habitantes de uma povoação isolada e criaturas que vivem num bosque vizinho. Com a presença dos actores Bryce Dallas Howard (filha do actor-realizador Ron Haward e protagonista do próximo filme de Lars von Trier), Joaquin Phoenix, Adrien Brody, William Hurt, Sigourney Weaver e Brendan Gleeson, o filme não foi bem recebido pela crítica norte-americana. Muitos dos que estiveram do lado do realizador em «O Sexto Sentido», «O Protegido» e «Sinais» consideram «A Vila» uma desilusão que nada trás de inovador. Roger Ebert, provavelmente o crítico mais mediático dos Estados Unidos, deu uma estrela em 4 ao filme e dedicou-lhe uma das prosas mais devastadoras dos últimos meses a um filme com grandes ambições simultâneamente comerciais e artísticas. Espera-se que o filme comece já a cair nas bilheteiras no próximo fim-de-semana, com a estreia de «Colateral» (7 de Outubro em Portugal), de Michael Mann, com Tom Cruise e Jamie Foxx, alvo de uma campanha de marketing agressiva e a receber boas críticas até ao momento.

Já o remake de «O Enviado da Manchúria», alvo dos maiores ataques quando foi anunciado, acabou por se revelar, de acordo com a crítica, uma boa surpresa. Embora longe da importância histórica do filme original, o filme de Jonathan Demme parece valer por si mesmo e beneficiou de ter estreado na altura certa, quando se vive um clima político exarcebado, graças aos congressos políticos dos dois partidos norte-americanos em vésperas das eleições, à ameaça terrorista e o sacrifício de liberdades individuais, e ao filme de Michael Moore. Muitos pensam que este filme representa um regresso de Demme aos tempos prometedores de «O Silêncio dos Inocentes» (1991), claramente alicerçado nas interpretações de Denzel Washington, Liev Schreiber e principalmente Meryl Streep, cuja interpretação é descrita como uma espécia de Godzilla no filme, "arrasando" todo à volta. Naturalmente que se fala vir a ser esta a sua "755.ª" nomeação ao Óscar. «The Manchurian Candidate» deve beneficiar nas próximas semanas do facto dos filmes de Denzel Washington costumarem ter alguma estabilidade nas tabelas de bilheteira, ainda para mais sendo este um filme com tão boas críticas (ainda não tem data prevista para estrear em Portugal).

Fonte: Cinema2000.pt

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Gostei do filme "A Vila", é bom. 3*