quinta-feira, 19 de agosto de 2004

No escurinho do cinema

Filmes bons ou com aspecto disso que estreiam hoje nas salas do nosso Portugal.

"Wanda", de Barbara Loden

Único filme realizado pela actriz Barbara Loden, esposa do realizador Elia Kazan, um retrato perturbador de uma mulher à deriva nos anos 70e que, realizado em 1970, estreia agora em Portugal.

"Tempos Modernos", de Charles Chaplin

Um vagabundo tenta sobreviver numa sociedade industrial moderna, com a ajuda de uma jovem sem-abrigo, por quem se apaixona.

Esta é uma oportunidade para rever no grande ecrã «Modern Times», de 1936, numa versão restaurada digital que teve a sua apresentação mundial e integrou a Selecção Oficial no Festival de Cannes 2003. Resistindo às mudanças que então se operavam no cinema, Chaplin investiu três anos neste filme satírico da mecanização do dia-a-dia das pessoas. Ainda que possua efeitos sonoros e oiçamos a voz de Chaplin pela primeira vez durante uma canção, trata-se do último dos grandes clássicos do cinema mudo, estreado numa época em que já era o cinema sonoro a ditar as regras e assim arruinando muitas carreiras. Depois deste filme perfeito, Charlie Chaplin teve de se adaptar aos... tempos modernos.

A Atalanta Filmes inicia desta forma uma operação inédita, que permitirá recordar os cinco clássicos de Charlie Chaplin, sem exibição comercial há mais de 30 anos. A partir de 26 de Agosto são repostos «Opinião Pública» (1923), «A Quimera do Ouro» (1925), «O Grande Ditador» (1940) e «O Barba Azul» (1947). A reposição será nos Cinemas Millenium Alvaláxia e posteriormente serão apresentados no resto do país.

"Nathalie", de Anne Fontaine
Com: Fanny Ardant, Emmanuelle Béart, Gérard Depardieu, Wladimir Yordanoff, Judith Magre

Nathalie é o nome que uma prostituta parisience assume para uma missão especial contratada por uma mulher com receio das aventuras extra-conjugais do marido.

Estreiam outros mas estes são os que me parece bem divulgar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei de ver e ler.
Parabéns...
Continua a dar dicas que eu vou estar atenta, pode ser que nos encontremos no escurinho de um qualquer cinema...