terça-feira, 5 de outubro de 2010

Straw Dogs, de Sam Peckinpah


Straw Dogs é um filme bastante violento de Sam Peckinpah, datado de 1971.
Nele um pacato matemático norte-americano, David Sumner (Dustin Hoffman) muda-se com a sua esposa britânica para uma zona rural do interior de Inglaterra. Mas o que parecia ser uma vida de sonho depressa se transforma em pesadelo quando os homens que David contrata para reparar a garagem começam um jogo de intimidação e medo, invadindo a sua casa e a privacidade do casal. O pacato (para não usar um termo mais depreciativo) David vai ser posto à prova e tudo fazer para afastar aqueles homens da sua casa.

Um filme perturbador e um dos melhores de Peckinpah.
O título Straw Dogs (Cães de Palha em português) não vem explicado no filme mas referes-se a uma passagem do manual taoísta I Ching que diz que o céu e a terra trata a todos como cães de palha, ou seja coisas baratas e facilmente descartáveis.

NOTA: 8/10


3 comentários:

A Bola Indígena disse...

Foi um filme bastante controverso naquela época. Dou destaque à degradante cena de violação e já agora à beleza de Susan George ;)

abç

Unknown disse...

Oi João,

Peckinpah é um gênio.
Assisti esse filme em minha juventude e gostei muito. Realmente a cena de violação é muito forte, a melhor da obra. Quando o revi há uns dois anos atrás, achei que já tinha passado. Coisa que não acontece com os outros filmes do diretor que permanessem atual. Acho que vou vê-lo de novo e tentar chegar a uma conclusão.

Abraços

João Bizarro disse...

Dezito, está a ser feito um remake a estrear em 2011. Mas duvido que chegue perto deste.

Dan, Peckinpah era excelente.
Não concordo que tenha passado. Os grandes filmes, os grandes clássicos permanecem sempre eternos!

A prova é que estão a fazer um remake, não porque tenha passado, mas porque é bastante actual.

Abraços