quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Wall Street - Money Never Sleeps, de Oliver Stone


Em 1987 Oliver Stone dava-nos a conhecer os meandros do mundo financeiro com Wall Street, onde ganância, poder e dinheiro andavam de mãos dadas. O filme apresentava-nos Gordon Gekko (papel que valeria a Michael Douglas o Oscar de melhor actor) e mostrava-no que aquele mundo poderia cair como um castelo de cartas.
Neste novo filme Gekko sai da prisão ao fim de 8 anos e lança um livro que diz que "Greed is Good" (A Ganancia é boa). Mas aquele mundo que ele outrora dominou não está neste momento ao seu alcance e vai-se aliar ao namorado da filha, Jake (Shia LaBoeuf) com o intuito de regressar numa altura de colapso mundial das bolsas.
Stone aproveitou o colapso financeiro de 2008 para fazer regressar Gekko e trouxe um excelente naipe de actores para acompanhar Douglas nesta nova cruzada: Frank Langella, Eli Wallach, Shia Laboeuf, Susan Sarandon e principalmente Josh Brolin no papel de um vilão, também ele ganancioso, no fundo um Gekko elevado a 10.
Destaque ainda para a excelente banda sonora de David Byrne e Brian Eno, com muitas musicas tiradas do seu album de 2008, Everything That Happens Will Happen Today misturadas com outras mais antigas.
Em relação à presença feminina e apesar de Carey Mulligan não se sair mal ficamos com saudades da Darryl Hannah do 1º filme.

Curiosidades:
1- O toque de telemóvel de Jake é o tema de O Bom, o Mau e o Vilão. Eli Wallach, que era o Vilão do filme de Sergio Leone também entra no filme.
2- Bud Fox (personagem principal de Wall Street-1987), aparentemente aprendeu bem com o mestre Gekko como é provado pelo breve cameo de Charlie Sheen no filme.
3 - Numa cena em que Gordon Gekko está a experimentar fatos, numa loja em Londres vê-se por trás dele uma foto autografada de Kirk Douglas.

NOTA: 8/10


Sem comentários: